Publicações

  Arquivo Download
1 Convocação Chapa Diretoria
2 Vestuário RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA NOVEMBRO |2016 Alfaiataria Características e Oportunidades A alfaiataria é a arte de criar roupas masculinas sob medida, produzindo peças com exclusividade, de acordo com o tamanho e as medidas do cliente. O profissional que trabalha nesta modalidade de confecção artesanal chama-se alfaiate, termo oriundo do francês tailleur. No início da profissão, a capacitação técnica do alfaiate era passada do profissional mais antigo para o mais novo, sendo necessária muita experiência até que o profissional conquistasse reconhecimento e credibilidade em sua região. Com o passar dos anos, a alfaiataria foi se tornando uma atividade possível a qualquer pessoa interessada, e os cursos de graduação em Moda, com disciplinas de alfaiataria,vieram para suprir parte desta qualificação. Outra alternativa do profissional da área é especializar-se com cursos pontuais, voltados a uma produção mais exclusiva. Fontes: Luiz Claudio da Silva et al. A alfaiataria artesanal e sua decadência. Coloquio Moda. 2014. Keyla Ferreira. A alfaiataria e o alfaiate: uma arte, um artesão!.
3 Vestuário RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA OUTUBRO | 2016 Necessidades, características e profissionais A modernização tecnológica e organizacional da indústria têxtil vem exigindo um incremento nos processos de aprendizagem dos profissionais, que necessitam desenvolver um novo perfil para as demandas mercadológicas, no contexto da globalização.
4 Vestuário RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA AGOSTO | 2016 Controle de qualidade na indústria do vestuário O mercado de confecções exige qualidade. Para ser competitivo, não basta estar por dentro das tendências; é preciso oferecer um padrão de qualidade em todas as etapas da produção. Controlar a qualidade é essencial e estratégico para a sobrevivência e a permanência da empresa no mercado, destacando-a em relação aos concorrentes.
5 Vestuário RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA JULHO | 2016 Tinturaria na moda Rentabilidade para os pequenos negócios do setor De forma geral, os produtos têxteis - fibras, fios e tecidos - são produzidos com aspecto denso, muitas vezes com manchas e sem cor. Com a intenção de melhorar a aparência e as características desses produtos, são utilizadas técnicas de beneficiamento de tecidos, como o tingimento.
6 Vestuário BOLETIM DE TENDÊNCIAS MAIO | 2016 Exportação: cenário e vantagens Exportar é uma ótima opção para diversificar as vendas diante da crise e obter ganhos mesmo com a alta do dólar. Com o real desvalorizado em relação ao dólar, os produtos nacionais ficam mais atrativos ao mercado externo.
7 Vestuário RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA ABRIL | 2016 O poder das camisetas no setor de vestuário O mercado de vestuário lida com produtos em constante processo de inovação, por isso, precisa estar sempre se reinventando e buscando novas maneiras de conquistar o consumidor. Nesse segmento, o empresário pode optar por investir em peças mais clássicas e tradicionais ou modelagens diferenciadas.
8 Vestuário RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA MARÇO | 2016 Reciclagem de fibras Oportunidades para o vestuário A sustentabilidade, muitas vezes, é encarada como uma obrigação nas empresas, mas é uma alternativa de inovação e diferenciação no mercado. No segmento de moda, algumas oportunidades estão ligadas aos resíduos que são descartados e podem ser reaproveitados no processo de reciclagem de fibras, para utilização em novos produtos.
9 Palestra Terceirização O Alinhavando Ideias do mês de setembro contou com a presença da advogada do escritório Branco, Miele & Advogados Associados, Sra. Rosalba Perez, que palestrou acerca da Contratação de Terceiros abordando os aspectos legais envolvidos e as possibilidades de prevenção jurídica. Empresários e profissionais do setor de moda que participaram do evento evidenciaram seu interesse interagindo com a palestrante na busca de orientações sobre o tema.Faça o download da apresentação aqui!
10 COTAÇÃO DE PREÇOS APL POLO DE MODA DA SERRA GAÚCHA COTAÇÃO DE PREÇOS APL POLO DE MODA DA SERRA GAÚCHA
11 CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
12 Vestuário BOLETIM DE TENDÊNCIAS AGOSTO | 2016 A moda praia, ou beachwear, também é reinventada a cada temporada. Para o verão 2017, as grifes de moda praia trazem novidades e também o retorno de alguns modelos e conceitos de décadas passadas.
13 Vestuário BOLETIM DE TENDÊNCIAS JUNHO | 2016 Pesquisadores dividem a população em grandes grupos, a fim de entender o Comportamento das pessoas em relação a determinados hábitos sociais, culturais e de consumo. Muitos relacionam o conceito de geração apenas à faixa etária, o que não é correto. A faixa etária é uma informação demográfica correspondente à população e a geração vai muito além disso, uma vez que o conceito está diretamente relacionado aos valores, influências e características dos grupos. O Boletim de Tendência deste mês apresenta aos pequenos negócios catarinenses os principais pontos que devem ser observados com relação às gerações e a moda.
14 Relatório de Inteligência maio - 2016 - Sebrae Exportação: cenário e vantagens Exportar é uma ótima opção para diversificar as vendas diante da crise e obter ganhos mesmo com a alta do dólar. Com o real desvalorizado em relação ao dólar, os produtos nacionais ficam mais atrativos ao mercado externo.
15 RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA FEVEREIRO | 2016 Empreendimentos coletivos E as vantagens da cooperação entre empresas Muitas empresas não conseguem sobreviver no mercado por muito tempo, especialmente as de micro e pequeno porte. Diante disso, torna-se relevante adotar estratégias que aumentem a competitividade desses negócios. Os empreendimentos coletivos contribuem para as MPEs otimizarem custos, melhorarem resultados e, consequentemente, competirem com as grandes empresas do setor com mais igualdade. Reconhecendo a importância desse assunto para os empresários do ramo de confecção, o Relatório de Inteligência de fevereiro apresenta dados do segmento no estado, conceitos e benefícios dos empreendimentos coletivos.
16 Etiquetas Texteis - Inmetro As informações contidas nas etiquetas de quaisquer produtos têxteis são tão importantes quanto os rótulos dos alimentos. Elas informam sobre a composição, a origem e os cuidados de conservação dos produtos. Além disso, são fundamentais para os consumidores que precisam fazer prevenção de reações alérgicas a determinadas fibras e/ou filamentos têxteis. Mas para que você possa usufruir dos benefícios das etiquetas têxteis é preciso conhecê-las melhor. Sendo assim, reunimos as principais informações e dicas que ajudam a preservar a sua saúde, a roupa e o seu bolso.
17 Vestuário BOLETIM DE TENDÊNCIAS ABRIL | 2016 A moda artesanal ganha destaque por promover a regionalidade e representar as culturas locais. No Estado de Santa Catarina, o artesanato pode ser encontrado de diversas formas no vestuário, com o trabalho de bordadeiras, rendeiras, criveiras e crocheteiras.
18 Relatório de inteligência - Abril 2016 - Sebrae O poder das camisetas no Setor de Vestuário
19 Plano Desenvolvimento Desenvolver para Crescer
20 Reciclagem de Fibras Têxteis