O Polo

|

Parceiros

A Associação Pólo de Moda da Serra Gaúcha é uma articulação institucional regional do Arranjo Produtivo Local – APL Moda, que tem o objetivo de integrar, promover e desenvolver o setor da moda na Serra Gaúcha, criando e consolidando um diferencial competitivo e uma identidade regional, que através da inovação e da produção seja referência em conceito de moda.

Os Grupos de Trabalho do APL Pólo de Moda da Serra Gaúcha tem o objetivo de discutir as necessidades e apontar idéias e soluções para desenvolver o setor da moda da região, dentro dos focos de cada grupo. São formados por empresários do setor da moda, estudantes, profissionais da área, pesquisadores, professores, técnicos de órgãos públicos, entre outros.

Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento
Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) é o braço operacional da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). A AGDI realiza um trabalho ativo na prospecção de novas oportunidades econômicas para o Estado e coordena a recepção a empresários interessados em investir no Rio Grande do Sul. A aproximação entre o Estado e o empresariado também é uma das missões da agência.

Como forma de atrair investimentos, a AGDI promove atividades e a participação do Estado em eventos nacionais e internacionais. São atribuições da AGDI a inserção do Rio Grande do Sul na nova economia, bem como o incremento de setores econômicos tradicionais.

Centro Empresarial Flores da Cunha
Centro Empresarial Flores da Cunha

 Em sua trajetória de 25 anos, o Centro Empresarial de Flores da Cunha conquistou o posto de uma das entidades sem fins lucrativos mais expressivas da região da serra gaúcha. Os 1.300 associados representam os segmentos da indústria, comércio e serviços de pequeno, médio e grande porte que recebem o suporte das Câmaras, Comitês e Núcleos Setoriais. A troca de informações, as capacitações, a qualificação das empresas associadas e a ampla estrutura, somadas à gama de serviços e produtos oferecidos, são resultado desse progresso.

Fitemasul
Fitemasul

 

O Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul - Fitemasul foi fundado em 30 de março de 1952, com o nome de Associação das Indústrias de   Fiação e Tecelagem   de   Caxias do Sul.

Obteve sua carta sindical, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 17 de   dezembro de 1956, quando foi reconhecido oficialmente como Sindicato representante de sua categoria.

Desde de sua origem o Fitemasul entrelaça sua história a força   empreendedora característica da região Nordeste   do Rio Grande do Sul.

Municipio de Guaporé
Municipio de Guaporé

Graças à valorização e a herança deixada pela cultura da imigração fortalecida pelo espírito criativo de sua comunidade, o Município de Guaporé se destaca no turismo de compras dentre os demais da região. Os produtos que oferece, essencialmente joias e lingerie, são a prova de um olhar inovador sobre o mundo, pois agregam beleza, qualidade e sofisticação.

Prefeitura de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul

Vários ciclos econômicos marcaram a evolução de Caxias do Sul ao longo destes séculos: do cultivo da uva e do vinho ao segundo polo metalmecânico do Brasil. Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a tradição gaúcha. A garra e determinação herdadas dos imigrantes são a marca do povo caxiense.

Prefeitura de Farroupilha
Prefeitura de Farroupilha

 Farroupilha destaca-se pela economia diversificada, sendo a indústria a maior responsável pelo crescimento, na qual o setor metal mecânico é um dos expoentes, seguido pelo segmento de embalagens. Os comércios atacadistas e varejistas também contribuem significativamente, seguido pela agricultura e serviços.

SEBRAE
SEBRAE

O Sistema SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - é uma entidade privada de interesse público que se propõe a estimular o espírito empreendedor e promover a competitividade e o desenvolvimento autossustentável dos pequenos negócios.

SENAI
SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) contribui para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento do País, por meio de cursos e serviços Técnicos e Tecnológicos. Promove a educação para o trabalho e para a cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e disseminação de informação, e a adequação, geração e difusão de tecnologia.

Sindivest
Sindivest

O Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho tem como objetivo promover, contribuir e apoiar ações que visem o desenvolvimento e a defesa dos interesses das indústrias de confecções e calçados do Nordeste do Rio Grande do Sul.

UCS
UCS

 

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado. É afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG; à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC; ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB; e ao Fórum das Instituições de Ensino Superior Gaúchas.