Imprensa

|

Notícias

30/09

COMO AS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS TECIDOS GERAM MODERNIDADE E EFICIÊNCIA

Conheça as novas tecnologias usadas pela indústria têxtil, desde a proteção solar, repelentes de insetos até fibras com secagem rápida e menor retenção de areia.

COMPARTILHAR:

Conheça as novas tecnologias usadas pela indústria têxtil, desde a proteção solar, repelentes de insetos até fibras com secagem rápida e menor retenção de areia.

Os tecidos com proteção solar têm se destacado pelas tecnologias agregadas trazendo maiores benefícios as pessoas.

 

A tecnologia para a indústria têxtil é parte essencial do mercado no quesito competitividade entre empresas. Cada vez mais o desenvolvimento de materiais com evolução tecnológica se faz presente, seja em roupas para o dia a dia, uniformes, esportes e acessórios, trazendo grandes diferenciais para as empresas.

A confecção de tecidos tem passado por uma nova era de mudanças e atualizações incorporadas quanto as tecnologias, desde a matéria prima até os novos métodos de produção que vem reduzindo drasticamente o consumo de energia elétrica e água durante o processo diminuindo também o impacto ambiental.

Além disso softwares de gestão de moda fazem o diferencial na hora da criação de novos produtos, mostrando em 3D como o caimento da peça ficará no corpo do cliente já com os tamanhos escolhidos, tudo com muita rapidez.

O corte das peças também já está totalmente automatizado, com robôs que inclusive manipulam os tecidos, melhorando o tempo e consequentemente os custos.

A procura pelos benefícios trazidos nos novos tecidos não para de crescer, fazendo com que as opções dos fornecedores para empresas também aumentem em um nível muito alto.

Antigamente os benefícios ficavam somente em roupas mais leves com toque agradável, e hoje isso está muito além, com excelentes produtos e tecnologias avançadas que geram benefícios a todos.

Se parar para pensar em alguma dessas novas tecnologias, não se percebe o quanto estão incorporadas aos tecidos. A seguir são apresentadas as principais tecnologias em roupas.

Tecnologias em tecidos Extreme UV

As roupas fazem parte das necessidades mais básicas dos seres humanos. Tecnologias em tecidos e todas as inovações têxteis contribuem para usufruir dos benefícios trazidos por esses produtos, facilitando muito a vida cotidiana.

Roupas tecnológicas são também chamadas de tecidos inteligentes quando passam por alguma aplicação ou fusão de tecnologias no fio e nas fibras, melhorando o tecido já existente e criando novos, com novas funções.

Essas tecnologias geralmente são aplicadas em tecidos sintéticos, oferecendo segurança, maciez, conforto e um ótimo caimento.

 

Repelente de Insetos Extreme UV

 

Roupas com tecidos repelentes de insetos (ou antimosquitos) foram desenvolvidas para facilitar (e muito!) a vida, prevenindo picadas de mosquitos e insetos, fazendo com que não tenham contato com a pele nas partes cobertas pela peça.

A aplicação do Repelente de Insetos nos produtos ocorre no momento do tingimento da peça, onde aplica-se um aditivo chamado Insecta EC50, a base de permetrina, desenvolvido na Bélgica, que age no sistema nervoso dos insetos causando irritabilidade, fazendo com que eles permaneçam afastados das roupas.

A cerca de 20cm do tecido os mosquitos já conseguem perceber a ação do repelente, que é inofensiva aos humanos e não causa danos ambientais.

Todas as Camisas Extreme UV com Repelente de Insetos possuem também Proteção Solar permanente. Elas são usadas principalmente para passeios em lugares abertos, na mata, final de tarde, no sítio e em pescarias, não sendo necessário a aplicação de repelentes sprays e loções, nas partes cobertas pela camisa.

O tratamento repelente de insetos em roupas da Extreme UV é eficaz também contra os mosquitos da dengue e chycungunha, e possui uma duração de 100 ciclos de lavagens na máquina.

 

Proteção Ultravioleta

 

A Proteção UV em roupas e acessórios tem se tornado extremamente necessária nestes últimos anos. Os Raios Ultravioletas estão cada vez mais agressivos devido a redução da camada de ozônio, fazendo com que incidam com mais facilidade na terra, aumentando o número de queimaduras, manchas e doenças como o câncer de pele.

Essa tecnologia é aplicada nos tecidos de duas formas: A primeira e mais segura acontece durante o processo de construção do fio, onde realiza-se a aplicação de um aditivo à base de dióxido de titânio, que se incorpora nas fibras sintéticas do material tornando-o resistente às lavagens. Essa substância química é usada na Proteção Solar em roupas e acessórios protegendo a pele da nocividade dos Raios Ultravioletas.

Já a segunda, consiste na aplicação do dióxido de titânio na peça pronta, mais superficialmente, saindo com as lavagens, e consequentemente diminuindo a sua proteção.

Todos os produtos Extreme UV possuem proteção solar permanente, aplicada na fiação da peça, que não sai com as lavagens, perdurando por toda a vida útil sem diminuir o fator de proteção.

Vale ressaltar que a proteção UV aceita ser unida com outras tecnologias no mesmo tecido, como o Dry, Repelente de Insetos e tecidos térmicos, fazendo com que seu uso se torne ainda mais funcional e agradável.

 

Tecidos Térmicos Extreme UV

 

A linha térmica da Extreme UV foi elaborada para ser usada durante os dias frios. Com tecidos especiais que mantém o corpo aquecido, ela é uma excelente aliada, fazendo com que o dia a dia seja muito mais agradável quando o clima está gelado.

Em cidades de clima frio e também na neve, o segredo está em manter a temperatura estável para que o corpo não esfrie, e é por isso que a linha Térmica Extreme UV auxilia muito.

Feita a partir de tecidos peluciados em seu interior e, na maioria deles liso na parte externa, as roupas térmicas quando entram em contato com o corpo conseguem mantê-lo isolado do frio e muito bem aquecido. Elas são leves e quentes, substituem aquelas várias camadas de roupas pesadas usadas nos dias gelados por poucas, ou somente uma peça, leve e confortável.

Com vários modelos, a Extreme UV possui desde a segunda pele que é ótima para performance de atletas, pois possui uma modelagem justa ao corpo; até golas, camisas e casacos fleece que mantém o corpo quentinho durante os dias frios.

Então, como visto, hoje as tecnologias em tecido tem se tornado essenciais na indústria têxtil. A grande importância disso está nos benefícios como a prevenção de doenças com a proteção solar, tecidos com secagem super-rápida, leves, repelentes de insetos, térmicos que mantém a temperatura do corpo aquecido, dentre muitos outros, tornando o dia a dia mais fácil, confortável e seguro.

 

Fonte: Textilia/Polo de Moda

Foto: Divulgação


Fonte: Fonte: Textilia/Polo de Moda Foto: Divulgação