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17/01

Como utilizar o calendário promocional para vender mais?

O planejamento de ações e estratégias de marketing no varejo demandam tempo. Sendo assim, um dos principais recursos utilizados nessa programação é o uso de um calendário promocional.

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O planejamento de ações e estratégias de marketing no varejo demandam tempo. Sendo assim, um dos principais recursos utilizados nessa programação é o uso de um calendário promocional para impulsionar as vendas em oportunidades sazonais.

Algumas empresas ainda não elaboram as suas estratégias pensando nas vantagens de trabalhar junto de datas comemorativas. Sendo assim, as marcas que estruturarem as suas ações com essa visão de mercado conseguem se destacar entre a concorrência e atrair o consumidor.

Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber para atrair o público-alvo e aumentar as vendas em períodos específicos!

O que é um calendário promocional?

Podemos definir essa expressão como o conjunto de datas no calendário anual, que podem ser utilizadas pelo comércio para atrair a atenção do consumidor e aumentar as vendas.

Algumas marcas começam a trabalhar essa estratégia meses antes da época comemorativa. Como exemplo, há as promoções de Natal que agitam o comércio no mundo todo.

Isso tudo faz parte do calendário promocional, que permite uma organização do varejo e demanda planejamento sobre produtos, campanhas de marketing, preparação dos funcionários e quaisquer outras ações que possam incentivar as vendas no comércio.

Por que é importante trabalhar com essa agenda de promoções?

Vencer a concorrência acirrada do mercado é um desafio para todas as empresas. O surgimento de novas instituições exige planejamento, estruturação e organização para uma marca conseguir crescer.

As empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público, além de obter a possibilidade de oferecer um atendimento diferenciado e fidelizar o consumidor.

Sendo assim, essa estratégia é excelente para auxiliar na aquisição de clientes e ainda garantir números de vendas surpreendentes, melhorando os resultados e gerando receitas para a empresa.

Como aumentar as vendas usando um calendário promocional?

Diante dessa possibilidade de alcançar receitas mais eficientes em determinados períodos do ano, separamos uma lista de dicas essenciais que ajudam as empresas na hora de buscar os resultados esperados!

Quer saber como melhorar as suas vendas usando o calendário promocional? Confira as dicas abaixo:

 

Crie promoções exclusivas relacionadas às datas comemorativas

Os descontos são um atrativo à parte para os clientes, oferecer preços diferenciados para os consumidores é uma ótima estratégia para alcançar o público-alvo, principalmente em datas comemorativas, onde a demanda é alta.

No Natal, por exemplo, que as pessoas precisam comprar presentes para toda a família, o comércio que oferece produtos diferenciados para todos os gostos, com promoções, exclusivas acaba ganhando o consumidor.

Os descontos oferecidos podem ser determinados pela quantia de itens adquiridos, artigos relacionados às comemorações do período do ano, cupons disponibilizados no site ou redes sociais e, até mesmo, indicações de amigos e familiares.

Entenda o comportamento do público-alvo

Embora seja uma questão de extrema importância para que uma empresa alcance os resultados esperados, durante a elaboração de uma campanha, muitas marcas não designam a atenção necessária para os estudos que analisam como os seus consumidores se comportam.

Descobrir quais fatores são significativos para os clientes, ações que mais atraem a sua atenção, épocas de maior procura por determinados produtos e necessidades que motivam uma compra são apenas alguns dos principais itens que precisam ser compreendidos no comportamento do público.

Quando uma empresa é capaz de entender como os seus clientes se comportam e quais são as mensagens que os convencem a fazer uma compra, os resultados começam a aparecer. Sendo assim, é preciso conhecer o público-alvo e elaborar estratégias que estejam de acordo com as necessidades e atendam suas expectativas, dentro e fora do ponto de venda.

Ao entender essa postura, a marca consegue melhorar a sua comunicação e otimizar a experiência de compra, oferecendo exatamente o que o consumidor deseja, no momento ideal, garantindo uma venda eficiente.

Defina o limite de cada ação

Delimitar o intervalo de duração de cada campanha é essencial para que aconteça um planejamento bem estruturado com datas para o início e fim do período no qual a empresa vai investir em determinada data comemorativa.

É importante prestar atenção no comportamento dos consumidores para definir esses períodos, por exemplo, o calendário promocional de uma livraria que vende materiais escolares precisa começar no fim do ano e terminar depois do começo das aulas. Dessa forma, é possível atender todos os pais, desde aqueles que preferem fazer suas compras com antecedência até quem espera o último minuto.

Outro ponto importante, nas margens de uma data para as ações, é a possibilidade de realizar um acompanhamento detalhado dos resultados da campanha. Com isso, as empresas conseguem determinar as vendas realizadas, quantidade de público alcançado e clientes fidelizados.

Observe o calendário internacional

Existem algumas datas comemorativas que são muito famosas ao redor do mundo, mas que não ganham tanta visibilidade no mercado brasileiro. Contudo, alguns consumidores estão começando a se interessar por essas comemorações e isso pode ser uma ótima oportunidade para explorar diferentes formas de venda.

Alguns exemplos de datas são o Halloween e o Dia de Ação de Graças, comemorações extremamente famosas em países como os Estados Unidos, que começam a aparecer em algumas cidades do Brasil.

Utilize essas datas para aproximar o relacionamento com o cliente

Além das promoções e vantagens oferecidas durante alguns períodos, as empresas também podem aproveitar as festividades para investir em uma comunicação mais aproximada com seus clientes.

Marcas que aproveitam as informações de seus bancos de dados, como e-mails e telefones, devem utilizar ferramentas de automação para enviar mensagens de boas festas no fim do ano e, até mesmo, personalizar o contato desejando parabéns aos aniversariantes. Essas ações demonstram ao cliente o quanto a empresa se preocupa com o seu bem-estar, aproximando o relacionamento e ganhando a sua confiança.

Quais são as principais datas comemorativas para o comércio?

Agora que você já sabe como elaborar um calendário promocional para vender mais, separamos uma lista com os principais dias que movimentam o comércio brasileiro. Portanto, anote as datas a seguir e comece o planejamento do seu negócio para obter os melhores resultados!

  • Carnaval: representa os quatro dias que antecedem a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma para os católicos);
  • Páscoa: a data também varia todos os anos, mas sempre acontece em um domingo entre os dias 23 de março e 24 de abril;
  • Dia das Mães: responsável por uma grande movimentação no comércio brasileiro, a comemoração acontece no segundo domingo de maio;
  • Dia dos Namoradosos casais comemoram a sua data no dia 12 de junho e fazem a festa no comércio com todos os tipos de presentes;
  • Dia dos Pais: celebrado no segundo domingo do mês de agosto, os papais também ganham presentes e circulam o varejo nacional;
  • Dia das Crianças: todo mundo gosta de agradar os pequenos e, por isso, o dia doze de outubro é tão significativo no comércio, gerando vendas nos quatro cantos do país;
  • Halloween: celebrado com mais intensidade em outros países, o Dia das Bruxas está crescendo no Brasil. A data é celebrada no dia 31 de outubro e as fantasias assustadoras ganham vitrines nas lojas;
  • Black Friday: realizada no Brasil pelo menos desde 2010, e a cada ano cresce seu sucesso em vendas. O comércio passou a aproveitar o momento para antecipar as vendas e promoções da época do Natal.
  • Natal: provavelmente uma das principais datas festivas ao redor do mundo, o dia 25 de dezembro representa um dos períodos de maiores vendas em todo o comércio mundial.

Assim, neste texto, foram listadas as principais datas comemorativas no Brasil, no entanto, um calendário promocional eficiente é aquele que está de acordo com o segmento do seu negócio. Durante a elaboração do seu planejamento, é essencial observar quais celebrações mais agradam o público-alvo, focando em oferecer as melhores promoções e atraindo os consumidores no momento certo para alcançar os resultados esperados!

 

Foto: Divulgação


Fonte: ESPM