Imprensa

|

Notícias

09/01

A 3ª Reunião Plenária do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL de 2018 contou com a participação de representantes dos Núcleos Estaduais de apoio aos APLs

Realizou-se no dia 12 de dezembro de 2018, a 3ª Reunião Plenária do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL.

COMPARTILHAR:

Realizou-se no dia 12 de dezembro de 2018, a 3ª Reunião Plenária do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL, que contou com a participação de representantes dos Núcleos Estaduais de apoio aos APLs. O Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, abriu a reunião enfatizando a importância das ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais como estratégia para o desenvolvimento produtivo no país. Em seguida, o Diretor de Competitividade Industrial do MDIC, Igor Nazareth, também destacou a importância do tema de APL na agenda do MDIC e da necessidade de se coordenar as ações voltadas aos arranjos produtivos com a promoção dos ecossistemas de inovação em seu território , com o objetivo de aperfeiçoar e redesenhar a estratégia de inserção da inovação na agenda dos APLs e alcançar resultados concretos. A Coordenadora do GTP APL Fabiany Vellasco apresentou os resultados das ações do GTP APL em 2018, seguida pelas apresentações do Comitê da Rede APL Mineral, pelo representante do MCTIC Elzivir Guerra, e do Comitê de Rotas da Integração Nacional, pela representante do MI Aline Fagundes. Na segunda parte da reunião, o Presidente da Anprotec realizou uma apresentação sobre os principais ambientes de inovação no Brasil e no Mundo e propôs a construção de uma agenda comum voltada para promoção da inovação aberta entre APLs e Parques Tecnológicos. Na sequência o representante da Fundação, Leandro Carioni, apresentou a trilha de evolução do APL de TIC de Florianópolis e a estratégia de apoio da Fundação Certi, com o Arranjo Promotor da Inovação – API, além dos rankings de inovação e o case do setor de Têxtil e Confecções de Santa Catarina. A representante da Embaixada da Suécia, Ana Carolina Bussacos, juntamente com o representante do MI, Paulo Pitanga e Coordenadora do GTP APL Fabiany Vellasco, fizeram um breve relato da experiência da recente missão à Suécia e Portugal, no âmbito do Projeto Diálogos Setoriais. A reunião se encerrou após um debate amplo sobre a necessidade do GTP APL avançar para uma agenda de integração dos APLs com os ambientes inovadores que estão sendo desenvolvidos no Brasil atualmente.

 

Foto:GTP/APL


Fonte: GTP/APL