Integramoda

|

Histórico

16° Integramoda RS

16° Integramoda RS

16º Integramoda RS antecipa trends para 2016 e confirma outono inverno 2015

O 16º Integramoda RS realizado no dia 30 de julho de 2014, no Intercity Premium Hotel, reuniu plateia fashion com mais de 350 pessoas, que acompanhou apresentações de profissionais reconhecidos no mercado da moda.

Logo após a abertura, o evento iniciou com a participação de Adriana Tubino e Itiana Pasetti, designers da marca gaúcha Vuelo, e as criações reinventadas, sustentáveis e 100% brasileiras da empresa. Elas mostraram mochilas, bolsas e acessórios criados a partir de câmaras de pneu e nylon de guarda-chuvas: “Cada um pode fazer a sua parte. É importante que designers, empresários e gestores olhem para os resíduos como fonte de criatividade”, destacaram.

A advogada e agente de propriedade industrial Simone Villaça informou sobre direito autoral para proteger desenvolvimento, pesquisa e design: “O que é arte e o que é moda? Um vestido único, conceitual é uma obra de arte. E se copiar? Essa é uma discussão rica porque tem vestido que a gente reconhece por uma assinatura”, ressaltou. Para ela, o nome é a identidade da marca, o patrimônio.

Preview Inverno 2016 by Eduardo Motta

No Preview Inverno 2016 Confecção, Eduardo Motta pontuou que o futuro se constrói a partir de pesquisas, estatísticas, conhecimento de moda e história da moda. “A gente monta cenários com possibilidades futuras e passa a rechear com sentido os cenários para contar historias reais. É preciso que cada negócio se adapte para a sua realidade”, registrou. Motta apresentou seis cenários: vital, difuso, lúdico, utópico, essencial e opulento. O cenário vital é composto por elementos dispostos pela representação fria da natureza, mais exuberante na textura do que na forma com cores frias para fora e cores quentes para dentro e acabamentos naturais. Identidades flutuantes que se transformam ambiente urbano, fluxo e troca, tons intermediário, textura aveludada, que alonga, são elementos que compõe o cenário difuso. No lúdico, a proposta é desconstruir e reconstruir com a capacidade de oferecer alternativas para um mesmo problema: é geométrico, traz jogos e origami, acabamentos secos e silhueta construída, a cartela é quente com neutros. No cenário utópico, observam-se artifícios do design em um retrô dosado, arquitetônico, retrofuturista, mas idealista, na associação entre coloridos fortes e neutros (ideia de cartoon, de humor). O minimalismo naturalista embasa o cenário essencial, que é delicado na realização, sutil, transparente, chiffon, malhas leves, com formas fluidas, em cor pastel ou descolorida. O cenário opulento tem relação com o luxo contemporâneo e corroído, no interesse pelo decadente para exacerbar a experiência sensual, extravagante com a predominância de dourado e acabamentos envelhecidos ou em processo de corrosão.

Preview Outono Inverno 2016: Comitê de Estilo Fitemasul

A empresária Rosana Reginatto apresentou Preview Inverno 2016 Malharia com o tema “Pausa” nas temáticas Zen Virtual, Estética Misturada, Opulência Controlada e Esporte Afrodisíaco. No Zen Virtual, o rústico é associado à tecnologia, com cores em tons pastéis neutros e étnicos, camadas e tecnologia dos fios e a sublimação com resina. A Estética misturada traz tricô, cores doces e cremosas, texturas misturadas, jackares e os fios felpudos. A riqueza das peças com o dourado está em roupa clássica com detalhe inusitado caracterizam o tema Opulência Controlada. O Esporte Afrodisíaco está em tudo o que brilha, com o design dos anos 70, gamas e tons refinados com a cor laranja. Rosana ressaltou que são elementos para nortear o vestuário e ajudar a direcionar o trabalho.

Fórum Inverno 2015 by Eduardo Motta

Eduardo Motta também apresentou o Fórum Inverno 2015 em Confecção como pontos de confirmação e para abrir janelas novas. Trouxe os temas Mágico, Banal Chic, Neomilitar, Indoor outdoor e Tecno. O Mágico remete ao universo encantado, ao lado sombrio e oculto dos contos de fada. Formas básicas tratadas pelo mercado de design estão no Banal Chic. O Neomilitar, segundo ele, sempre volta, já que estamos em um mundo cheio de conflitos. O tema Indoor Outdoor traz o rústico e étnico. O Tecno é para a noite. Nas peças, Motta citou o Blanchet, a capa nas versões formais, o oversize fluido com gola caída sem fechamento, peacoat, moto jacket, blazer – acinturado, com botões trespassados, bomber, sown jacket, parka e pele fake. A sweatshirt tem estampa e pode ter recorte com tule ou renda. Os vestidos têm zíper aparente, geometria, volume, cintura marcada – mistura de matéria-prima – e os babados. Os tops básicos vão aparecer em t-shirt, blusas românticas, manga sino, acinturados, com recortes e mullet. A camisaria terá estampa e cor. A trend para calças garante espaço para a jogging, com cintura alta, baixa, militarizada, de seda, jeans com tratamento de floral, e amarração na cintura será um forte da estação. A skinny se mantém com materiais como jeans, couro, biker e alfaiataria (reta, curta). As bermudas e shorts também têm amarração na cintura. A saia com movimento vai aparecer em couro ou malha com corte reto. O conteúdo pode ser acessado no site da Radar Consultoria.

 Fórum Outono Inverno 2015: Comitê de Estilo Fitemasul

O Fórum Malharia Outono Inverno 2015 foi apresentado por Cecilia Seibel, do Comitê de Estilo Fitemasul, com os temas Pausa para Explorar, Pausa Para Inovar, Pausa Para Lembrar e Pausa Para Projetar. O tema Pausa Para explorar recebe influências étnicas dos países frios e nórdicos. A tendência é para peles, bordados, cores claras e vibrantes para peças básicas. Já que a pele virou cor, o animal print continua presente. Entre os acessórios estão mantas e ponchos largos. A peça chave é a blusa t-shirt, com assimetria e aberturas ou em blusas ajustadas em fios com elasticidade, felpudos com cara de falso, riqueza de materiais e fios, blusões com volumes de  moletom, jackar definitivo, variantes do ponto perola que andam pela peça, pontos com franjas. O casaco oversize tem cava caída e manga larga. Aparecem os coletes, conjuntos de tricô, jaqueta com zíper de metal e aparente, saias mini retas, midi e longas. Os vestidos são secos e ajustados ao corpo, com franja, bordados florais e étnicos. Na Pausa Para inovar, o trabalho de superfície é o mais importante do que a modelagem, em uma visão antiga de como seria o futuro. A textura metalizada é um mix do tecnológico com bruto (chumbos, grafites, cinza com força). Há mix de materiais e silhueta arredondada na parte superior, representados pelo cropped, por casacos com texturas, coletes, jaquetas com zíper, ponchos e pelerines. As saias aparecem em comprimentos variados, com efeito couro para o tricô, modificando o aspecto natural e dando cara nova. Há um retorno da gola alta e volumosa. Os detalhes em pele com malharia revelam peças pesadas e desestruturadas, lembrando metal, ouro bruto, nervura com destaque e texturas. Mais romântica e delicada, a Pausa Para Lembrar é a mais feminina de todas. Destaque para gorros, pelerines e mantas, fios com pele, blusas barras altas, justinhas, babados, bordados e transparências. A Pausa Para Projetar é clean, básica, mas sem deixar de ser rica para a malharia retilínea. O destaque fica para as blusas curtas, peças ajustadas, blusas alongadas com fendas laterais, blusão com volume nas mangas, volume de golas e maxipull enorme com calça ajustada. Vestido e casacos são limpos. As calças de tricô aparecem muito nos desfiles, bem como os conjuntos com saias. 

Desfile:

O desfile, produzido por Pepe Pessoa, foi inspirado nos temas Pausa para Explorar, Pausa Para Inovar, Pausa Para Lembrar e Pausa Para Projetar e apresentou três looks produzidos por empresas da região. Fizeram parte do desfile as empresas Malhas Ellis, Emporio B, Best Malhas Shima Sheiki, Sultextil, Paramalhas Stoll, Cootegal, Marinello Malhas, Marichen Tricot, Kalusca Malhas, Kardiê Malhas e Vãnews Confecções.

O 16º Integramoda é uma realização do APL Pólo de Moda, Fitemasul, Senai/Fiergs e UCS, com o patrocínio do Sebrae/RS, Paramount, Sultextil, Paramalhas, Upman, Fios Amparo e Magnabosco. A organização é da Interface Eventos.


Alessandra Muraro - Comunicação com Conteúdo
 

1
2
OBJ_3454
OBJ_3637